Economia

Banco Central prevê provável fim do ciclo de redução da inadimplência

Após três meses de recuo desse indicador, a inadimplência na carteira de crédito doméstico fechou em 3% em junho de 2014

postado em 18/09/2014 12:36
O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (18/9) o ;provável fim do ciclo de redução da inadimplência;. Após três meses de recuo desse indicador, a inadimplência na carteira de crédito doméstico fechou em 3% em junho de 2014, estável em relação ao dezembro de 2013.

Conforme o relatório, ;esse comportamento é explicado por um ritmo menos acentuado de queda da inadimplência nos bancos privados, cuja diminuição no semestre foi de apenas 0,1 pontos percentuais (p.p), e pelo aumento de 0,2 p.p. nos bancos públicos;. Separadamente, o índice para pessoa jurídica teve aumento de 0,2 p.p e para pessoas físicas houve redução de 0,1 p.p. Na última divulgação do BC, referente ao mês de julho, o índice de inadimplência para pessoas físicas com recursos livres atingiu 6,6%, a maior taxa desde maio.

Crédito

Para o próximo semestre, ;não há expectativa de retomada expressiva do crédito;. Também não há previsão de movimentos relevantes na Selic e nas taxas de longo prazo. ;Ademais, o ritmo de crescimento das receitas de serviços têm desacelerado;. Dessa forma, ;o ganho de rentabilidade dependerá, em grande parte, da capacidade de os bancos ganharem eficiência por meio de contenção de despesas;.

Leia mais notícias em Economia

No crédito à pessoa física, a publicação destaca que, embora tenha acontecido uma expansão em menor ritmo, ;não foi acompanhada de alterações significativas no comprometimento de renda dos tomadores de crédito. Apesar do aumento registrado no primeiro semestre de 2014 em todas as faixas de renda, os valores ainda se encontram em patamares inferiores aos observados em junho de 2013;.

O relatório de estabilidade financeira é uma publicação semestral do Banco Central com objetivo de analisar o sistema financeiro. Conforme o documento, ;a despeito do crescimento moderando nas principais áreas econômicas, os mercados financeiros se caracterizam pela diminuição da volatilidade, em especial na segunda metade do primeiro semestre de 2014;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação