Economia

Diretor do Banco Central afirma que a autarquia tem autonomia operacional

A independência do BC está no centro do debate eleitoral e é discutida de forma agressiva nas campanhas entre as duas principais candidatas à presidência

postado em 18/09/2014 16:33
O diretor de fiscalização do Banco Central, Anthero Meirelles, afirmou que a "autonomia operacional" é essencial para o trabalho da autoridade monetária. A independência do BC está no centro do debate eleitoral e é discutida de forma agressiva nas campanhas entre as duas principais candidatas à Presidência da República.

"Não vou comentar campanha. Estou na diretoria há quase sete anos. Já participei de mais de 50 reuniões do Copom e digo que o BC hoje funciona com autonomia operacional. Todas as decisões que eu tomei foram com base na minha consciência, não por demanda ou por sugestão. As decisões tomadas aqui são pelas nossas convicções", afirmou ele durante a divulgação do Relatório de Estabilidade Financeira, nesta quinta-feira (18/9).



"Sou o diretor mais antigo da casa, nunca recebi sequer um pedido de sugestão ou qualquer coisa dessa natureza. As decisões que nós tomamos auqi são a partir das nossas convicções. O trabalho do BC precisa dessa autonomia operacional. Não vou entrar aqui no debate de independência, se tem que estar em lei ou não. Falo com base na minha experiência", completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação