Economia

Banco Central diz que trajetória de queda da inadimplência chegou ao fim

Relatório da autarquia mostra alta em falta de pagamentos de empréstimos por pessoa física no início do segundo semestre

postado em 19/09/2014 06:02
Com a alta dos juros e a inflação insistente, a trajetória de queda da inadimplência chegou ao fim. Depois de registrar recuo por três semestres consecutivos, a taxa relativa à carteira de crédito doméstica fechou em 3%, em junho, e não deve, conforme o Banco Central, voltar a cair. A análise feita no Relatório de Estabilidade Financeira, divulgado ontem, responsável por analisar a dinâmica do Sistema Financeiro Nacional, é de ;fim do ciclo de redução;.

O último indicador mensal divulgado pelo BC, relativo a julho, já havia mostrado uma retomada do endividado. A inadimplência nas operações bancárias das pessoas físicas com recursos livres atingiu 6,6%, após um mês de recuo e outro de estabilidade. É o maior patamar desde maio deste ano, quando chegou a 6,7%.



Conforme a publicação, ;esse comportamento é explicado por um ritmo menos acentuado de queda da inadimplência nos bancos privados, cuja diminuição no semestre foi de apenas 0,1 ponto percentual, e pelo aumento de 0,2 ponto percentual nos bancos públicos;.

Mesmo com o aumento do calote no início do terceiro semestre, o diretor de Fiscalização do BC, Anthero Meirelles, disse que a expectativa da autoridade monetária é de que a taxa permaneça constante nos próximos meses. ;A inadimplência é um elemento de preocupação de qualquer versão do nosso relatório. É um elemento-chave sobre a saúde do sistema. Vamos continuar observando, como nos semestres anteriores, mas a taxa está num nível saudável de equilíbrio;, argumentou.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação