Economia

Telefônica Brasil compra GVT, mas aguarda autorização do Cade e Anatel

A operação inclui pagamento em dinheiro de 4,663 bilhões de euros, cerca de R$ 14 bilhões e 12% do capital social da Telefônica Brasil, após sua integração com a GVT

Simone Kafruni
postado em 19/09/2014 10:53
A Telefônica Brasil comprou a Global Village Telecom (GVT). A empresa, que no Brasil é dona da operadora de telefonia móvel Vivo e opera telefonia fixa e banda larga no Estado de São Paulo, assinou acordo definitivo com o grupo francês Vivendi, holding da GVT. Mas, a implementação da operação está sujeita à obtenção das autorizações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A operação inclui pagamento em dinheiro de 4,663 bilhões de euros, cerca de R$ 14 bilhões e 12% do capital social da Telefônica Brasil, após sua integração com a GVT. Além disso, a Vivendi aceitou a oferta da Telefónica da Espanha, grupo que controla a empresa no Brasil, para adquirir 1,1 bilhão de ações ordinárias da participação que detém na Telecom Italia, dona da TIM no Brasil.



[SAIBAMAIS]Esta participação representa atualmente 8,3% do capital com direito a voto da companhia italiana (equivalente a 5,7% do capital social) em troca de 4,5% do capital que a Vivendi receberá na sociedade resultante da aquisição da GVT pela Telefônica Brasil. O pagamento total da operação poderá ser financiado por meio da ampliação do capital da Telefônica Brasil.

Em nota, a Telefônica Brasil afirmou que, após a aquisição da GVT, consolidará sua liderança como operadora integrada de comunicação no país, líder em receitas e rentabilidade e com perfil de cliente de alto valor. ;A operação permitirá ainda à Telefônica Vivo reforçar seu posicionamento em um mercado chave e melhorar seu perfil de crescimento e flexibilidade financeira;, disse, por meio da assessoria de imprensa. A GVT atua em 21 estados brasileiros e tem mais de 2,6 milhões de clientes de banda larga, a maioria fora do Estado de São Paulo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação