Economia

Anatel receberá propostas para o leilão da tecnologia 4G nesta terça-feira

Primeira sessão de abertura, análise e julgamento das propostas está prevista para 30 de setembro

Simone Kafruni
postado em 22/09/2014 14:32
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) receberá propostas da licitação da frequência de 700 MHz nesta terça-feira, 23 de setembro. A comissão especial criada para conduzir os procedimentos relativos ao leilão para tecnologia de quarta geração, o chamado 4G, vai receber os documentos de identificação, as propostas de preço, as garantias e a habilitação às 10h, no auditório do Espaço Cultural Renato Guerreiro, em Brasília.



No aviso publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial da União ocorreu um equívoco e a data da entrega de documentos saiu como 30 de setembro, porém ocorrerá nesta quarta-feira. A comissão informou que uma retificação será publicada. A primeira sessão de abertura, análise e julgamento das propostas continua prevista para 30 de setembro.

O governo estima que, com a utilização da faixa de 700 MHz, será possível levar telefonia móvel 4G e internet em banda larga de alta capacidade inclusive às áreas rurais a um custo operacional mais baixo, uma vez que essa faixa é ideal para a cobertura de grandes distâncias. Atualmente, o 4G no Brasil é prestado na faixa de 2,5 GHz.

A Anatel propõe a licitação de blocos de 10 MHz cada, em primeira rodada, cabendo aos vencedores arcar com os custos de medidas necessárias para a superação de eventuais interferências prejudiciais em relação à TV Digital, bem como com aqueles decorrentes da redistribuição dos canais de TV analógica e retransmissoras, que atualmente utilizam a faixa de 700 MHz. O custo para limpeza da frequência é estimado em R$ 3,6 bilhões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação