Economia

Organização do Comércio reduz previsão de crescimento do setor para 3,1%

Entre os problemas, destaca-se a crise da Ucrânia, que coloca a União Europeia e os Estados Unidos contra a Rússia

Agência France-Presse
postado em 23/09/2014 14:00
Genebra - O comércio global deve crescer 3,1% neste ano, afirmou a Organização Mundial do Comércio (OMC) nesta terça-feira (23/9), reduzindo sua previsão anterior de 4,7% devido ao fraco crescimento econômico e à contração da demanda. A OMC também reduziu sua previsão para o crescimento do comércio em 2015, de 5,3% para 4%.

"As instituições internacionais revisaram suas previsões do PIB após o crescimento econômico decepcionante no primeiro semestre do ano", disse o diretor-geral da OMC Roberto Azevedo em comunicado. "Desse modo, as previsões para o crescimento do comércio também foram revistas para 2014 e 2015. O crescimento desigual e a continuidade das tensões geopolíticas continuarão colocando o comércio e a produção em risco no segundo semestre do ano", completou.

Entre os problemas, destaca-se a crise da Ucrânia, que coloca a União Europeia e os Estados Unidos contra a Rússia. As medidas comerciais têm afetado especialmente as commodities agrícolas. Os conflitos no Oriente Médio também alimentam incertezas, e, segundo a OMC, podem levar a uma elevação dos preços do petróleo, caso o abastecimento seja colocado em risco.

Além disso, a organização também apontou os efeitos da epidemia de Ebola na África ocidental, com grande impacto econômico na região. A OMC observou que o crescimento e a demanda por importações estão praticamente estagnados, sobretudo nas regiões exportadoras de recursos naturais, como a América do Sul e a América Central. Apontou ainda a baixa performance econômica de Estados Unidos e Alemanha, que reduziram suas importações.



As 160 economias que integram a OMC buscam assegurar condições de concorrência equitativas e impulsionar o crescimento, abrindo mercados e eliminando barreiras comerciais, como subsídios, impostos e regulamentações excessivas. No entanto, os membros não conseguem concluir a Rodada Doha para a liberalização do comércio, lançada em 2001 com o objetivo de promover o desenvolvimento dos países periféricos.

"Este é um momento para nos lembrar que o comércio pode desempenhar um papel positivo. A redução dos custos comércio e ampliar as possibilidades comerciais podem ser a saída para reverter essa tendência", disse Azevedo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação