Economia

Produção de cereais na América Latina em 2014-15 será 1,4% menor

Boletim trimestral de Segurança Alimentar da FAO também indica que os preços dos alimentos na região são atualmente mais altos do que há um ano

Agência France-Presse
postado em 23/09/2014 16:28
Santiago - A produção de cereais na América Latina e no Caribe será 1,4% menor em 2014-15 do que na temporada anterior, embora seja mantido o nível alto, superando os 220 milhões de toneladas, informou nesta terça-feira (23/9) o escritório regional da FAO.

"Apesar disso, se mantêm as boas perspectivas em termos de disponibilidade de alimentos tanto a nível global - devido à colheita recorde do ano anterior - como na América Latina e no Caribe", explicou em um comunicado Raúl Benítez, representante regional do Fundo para a Alimentação e Agricultura (FAO) das Nações Unidas.

O boletim trimestral de Segurança Alimentar da FAO também indica que os preços dos alimentos na região são atualmente mais altos do que há um ano. No que se refere à produção regional de cereais, se espera que o milho alcance os 115 milhões de toneladas, 7% a menos do que na temporada anterior, por causa da menor superfície plantada no Brasil e dos piores rendimentos na Argentina. O México também sofreu um pequeno recuo em comparação a 2013 e sua produção deve chegar a 22 milhões de toneladas.



A FAO estima que a produção de trigo aumente cerca de 21,7% e chegue a 28 milhões de toneladas, devido a perspectivas de condições climáticas favoráveis e a um crescimento das plantações na Argentina e no Brasil, melhorando os baixos níveis dos dois anos anteriores. As boas condições climáticas também irão favorecer a produção de arroz -28,6 toneladas- em toda a região (aumento de 1,4% em relação a 2013).

Em escala global, a produção de cereais cairá 1% em relação à boa colheita de 2013/14. Entretanto, os excedentes de cereais permitiriam que a disponibilidade a nível global seja 1,6% maior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação