Economia

Eurozona registra o menor índice de inflação desde 2009, com 0,3%

Em setembro de 2013, a inflação no bloco foi de 1%, segundo a estimativa da agência europeia de estatísticas

Agência France-Presse
postado em 30/09/2014 08:57
Paris - A Eurozona registrou um índice de inflação de 0,3% em setembro, segundo a primeira estimativa da agência europeia de estatísticas Eurostat, o que representa o menor nível desde outubro de 2009 e 0,1% a menos que em agosto. Em setembro de 2013, a inflação no bloco foi de 1%, recordou a Eurostat.

A ameaça de uma espiral deflacionista continua muito presente. Com o índice historicamente baixo, o Banco Central Europeu (BCE) reduziu no início do mês a taxa básica de juros a 0,05% e anunciou um plano de compra de dívida privada para apoiar o mercado de crédito.



[SAIBAMAIS]A deflação - queda dos preços - é um fenômeno considerado nocivo para o dinamismo da economia, pois adia as decisões de compra, com a expectativa de que os preços continuem em queda, e desestimula os investimentos e o consumo, provocando um círculo vicioso de mais deflação.

A zona do euro não chegou a esta situação, mas o nível da inflação é preocupante porque está muito longe da meta fixada pelo BCE (ligeiramente abaixo dos 2%).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação