Economia

Bolsa de valores tem pior queda dos últimos três anos: recuo de 4,52%

Perspectiva de reeleição de Dilma faz mercado de ações desabar 4,52% e leva o dólar à maior cotação desde 2008

postado em 30/09/2014 09:00
O mercado financeiro enlouqueceu nessa segunda-feira (29/9), como há muito não se via. O avanço da candidata Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas de intenção de voto fez a Bolsa de Valores de São Paulo (BM) despencar, enquanto os juros e o dólar dispararam. O Ibovespa teve o pior desempenho em três anos, com recuo de 4,52%. Nenhum outro pregão no mundo registrou queda tão significativa. Já a divisa norte-americana subiu 1,71% e terminou o dia em R$ 2,456, a maior cotação desde 9 de dezembro de 2008, quando a economia global estava mergulhada em uma grave crise.

Foi o dia mais agitado desde que, seis meses atrás, a corrida ao Planalto começou a influenciar os investidores de maneira decisiva. O pregão já abriu em forte baixa, refletindo levantamento divulgado na noite da última sexta-feira, que mostrou Dilma liderando com folga no primeiro turno. Perto das 11h, o principal indicador da Bovespa alcançou o menor patamar do dia, com variação negativa de mais de 5,2%. ;Desde os tempos de planos econômicos, não lembro de pesquisa eleitoral mexer tanto com o mercado;, comentou Luiz Pardal, gestor de fundos da DCX Asset.

As ações preferenciais da Petrobras afundaram mais de 11%, o que fez a estatal deixar de ser a maior empresa do país em valor de mercado. A estatal terminou o dia valendo R$ 253 bilhões, perdendo o posto para a Ambev, que já ocupou o lugar em março passado. O pregão foi marcado ainda pela desvalorização dos papéis do ;kit eleição;, como os do Banco do Brasil (-8,5%), do Bradesco (-7,03%), do Itaú (-7%) e da Eletrobras (-6,14%). ;A provável reeleição de Dilma aumenta o risco de piora dos indicadores dessas empresas;, avaliou o professor do Ibmec Reginaldo Nogueira.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação