Economia

BMG lidera reclamações de clientes pelo terceiro mês consecutivo

Assumiu a vice-liderança das críticas, com isso, o Santander, que era o terceiro no levantamento anterior

postado em 16/10/2014 08:51
O brasileiro que vai ao banco tem motivos de sobra para reclamar. Em setembro, as cinco instituições financeiras apontadas como as mais reclamadas pelos clientes foram as mesmas que já figuravam no ranking de reclamações do Banco Central preparado em agosto. Entre um mês e outro houve apenas a alteração para a lista.

O Banco Mercantil, que era apontado como o segundo mais criticado em agosto, recuou para a terceira posição, em setembro. Assumiu a vice-liderança das críticas, com isso, o Santander, que era o terceiro no levantamento anterior. Só uma coisa não mudou. Pelo terceiro mês consecutivo, o conglomerado financeiro BMG aparece como a instituição que campeã em reclamações. Completam o ranking o Banrisul e o HSBC, que já figuravam na lista em agosto.

Foi o terceiro mês em que o BC divulgou o levantamento com alterações. Em julho, a autoridade monetária passou a incluir no ranking, além dos bancos, as financeiras. A classificação de porte das instituições também foi alterada. Antes, os ;grandes bancos; eram os que contavam com um milhão de clientes. Agora, esse mínimo é de dois milhões.

A metodologia do levantamento, no entanto, não foi alterada. Nela o BC compara o número de reclamações procedentes ; ou seja, aquelas em que o consumidor está com a razão ; e divide pelo número de clientes dessas instituições.

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[SAIBAMAIS]Por esse critério o BMG lidera amplamente o ranking, com um índice de reclamações de 70,6%. Apenas para se ter ideia, o segundo colocado nesse quesito, o Santander, teve um índice seis vezes menor, de 11,2%. O conglomerado Banco Mercantil, em terceiro, teve 10%, seguido pelo Banrisul, com 9,6%. Fecha o ranking o HSBC, com 8,06%.

Outro lado

O BMG disse que busca de forma ;incansável; oferecer ;o melhor atendimento; ao cliente. O Santander avisou que trabalha ;continuamente; na melhoria dos processos internos e atendimento, com o intuito de torná-los ;mais simples e ágeis;. O HSBC assegurou atuar para mitigar os pontos negativos levantados pelos seus clientes. O Mercantil disse estar atento às necessidades dos clientes e informou ter alterado processos internos para reverter as queixas recebidas. Procurado, o Banrisul não respondeu aos pedidos de resposta até o fechamento desta edição.

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