Economia

Bolsa de valores existe para sustentar investimentos e garantir renda extra

O mercado de capitais continua sendo um desafio para empresas e para população

postado em 19/10/2014 08:01
A bolsa de valores conseguiu se livrar de velhos estigmas. Com muito esforço, o universo de gráficos, índices e cifrões deixou de ser tão associado a ricos e engravatados e entrou no dia a dia das pessoas. O mercado de capitais rompeu resistências e se popularizou a ponto de chegar às conversas de bar. Porém, ainda que mais palpável, o sobe-e-desce das ações mantém o mesmo desafio de antes: o de ser realmente compreendido por empresas e pela população.

Se um candidato melhora ou piora nas pesquisas eleitorais, a bolsa reage. Guerras, riscos de epidemia, crises internas ou externas também provocam rápidas oscilações e mexem com o ânimo do mercado. As influências estão por todos os lados. Praticamente tudo pode interferir no valor das ações, levando investidores a perder ou a ganhar dinheiro. Mas perceber isso ; de maneira cada vez mais clara ; não elimina o caráter enigmático do mundo acionário.

Educadores financeiros, corretoras e a própria Bolsa de Valores de São Paulo (BM) se unem numa permanente missão de apresentar o mercado de capitais como importante opção de investimento para os brasileiros e de financiamento para o setor privado do país. Ao mesmo tempo, tentam desmistificar a ideia de que a bolsa não passa de um grande cassino em que reinam especuladores, encarados sempre de forma bastante pejorativa.


O período de incertezas da economia brasileira contribui para afastar investidores da bolsa. Não à toa, este ano ainda não houve uma abertura sequer de capital, o chamado IPO (sigla em inglês para oferta pública de ações), quando uma empresa lança títulos no mercado afim de captar recursos para financiar projetos de investimento, fortalecer a imagem do negócio ou usar o valor das transações para, por exemplo, viabilizar planos de expansão e fusão.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação