Economia

Itália descobre grande fraude fiscal de empresas de 1,7 bilhão de euros

Por anos a atividade ilegal provocou prejuízos ao país

Agência France-Presse
postado em 21/10/2014 12:03
A polícia financeira italiana anunciou nesta terça-feira (21/10) que desmantelou um grupo de empresas suspeitas de terem criado um sistema de faturas falsas para realizar uma fraude fiscal, que no total supera 1,7 bilhão de euros.

"A atividade ilegal provocou ao longo dos anos prejuízos ao Estado por um valor total que supera 1,7 bilhão de euros desde 2001", afirma um comunicado da polícia financeira.

O sistema utilizado desde 2001 por dois empresários romanos, Pierino Tulli e Maurizio Ladaga, consistia em notas falsas emitidas por empresas intermediárias, terceirizadas nos mercados obtidos pelos dois homens, nos setores de segurança e limpeza industrial. Com as faturas falsas, importantes valores acabavam nas contas das empresas criadas apenas para receber o dinheiro.



Uma vez que o dinheiro era sacado em espécie e depositado em San Marino ou Luxemburgo, as empresas eram declaradas em falência e outras eram constituídas, segundo a polícia. Sessenta e duas pessoas são suspeitas de participação na fraude, em diversos níveis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação