Economia

Em meio a denúncias de corrupção, Petrobras tem nota de crédito rebaixada

Alto endividamento da estatal mantém perspectiva negativa

postado em 21/10/2014 17:57

Envolvida em uma série de denúncias de corrupção, a Petrobras ; maior empresa da América Latina ; teve sua nota de crédito rebaixada nesta terça-feira (21/10) pela Moody;s, uma das principais agências de classificação de risco do mundo.

A nota atribuída a ela ; atrelada à credibilidade dos negócios ; caiu de BAA1 para BAA2, mantendo a estatal dois degraus acima do nível especulativo. A Moody;s manteve a perspectiva negativa para a companhia, devido ao elevado endividamento e pressionada pelos preços do petróleo e o câmbio.

Ainda segundo a agência, a ;alta alavancagem; da Petrobras, principal motivo para a redução da nota, só deverá cair de forma singnificativa "bem depois de 2016".

A Moody;s estima a dívida da Petrobras, em junho deste ano, em US$ 170 bilhões, valor que representaria um aumento de US$ 25 bilhões em relação a dezembro de 2013.

A nota de crédito das empresas é usada como referência por investidores internacionais.

Nos Estados Unidos, o investidor Jim Chanos, um dos pioneiros do setor de fundos de hedge (investimento de altíssimo risco), fez duras declarações em relação à Petrobras. ;A Petrobras é uma armação e não uma ação;, afirmou ele, em entrevista à Bloomberg.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação