Economia

Fed põe fim a estímulo monetário e mantém taxas de juros próximas de zero

O Comitê Monetário do Fed (FCOM) afirmou que houve 'ganhos consistentes' no mercado de trabalho

Agência France-Presse
postado em 29/10/2014 16:27
Washington- O Federal Reserve (Fed) anunciou nesta quarta-feira (29/10), sem surpresas, que não comprará mais ativos para estimular a economia e que manterá suas taxas de juros próximas de zero, embora possam subir "antes do esperado". O Comitê Monetário do Fed (FCOM) afirmou que houve "ganhos consistentes" no mercado de trabalho, um dos setores mais analisados para que a instituição decida sua política monetária.

O fim das compras de bônus do Tesouro e de títulos hipotecários já havia sido anunciado. O Fed prometeu deixar as taxas próximas de zero durante "um período de tempo considerável", mas acrescentou que, se a inflação e o emprego voltarem a subir rapidamente, um primeiro aumento das taxas "poderá ocorrer antes do esperado".

Como novidade do seu comunicado, o FOMC não classifica mais de "importante" a subutilização de recursos do mercado de trabalho. Esta situação está sendo normalizada "progressivamente", destaca o Fed, em uma referência ao número de empregos de tempo parcial, em particular.

O Fed destaca também que a inflação continua abaixo da meta de 2%, destacando a influência da queda do petróleo sobre o tímido aumento de preços. Como se esperava, o Comitê encerrou suas compras de ativos. Essas compras foram sendo reduzidas até chegarem a 15 bilhões de dólares mensais.

Por esse mecanismo, o Fed injetou nos últimos dois anos cerca de 1,6 bilhão de dólares no circuito financeiro, permitindo que a entidade mantivesse as taxas baixas no longo prazo. Após o comunicado do Fed, o euro sofreu uma queda expressiva, cotado a 1,2660 dólar.

Mensagem menos conciliadora

Apenas um membro do FOMC votou contra a decisão sobre o corte de estímulos. Outros dois dissidentes de reuniões anteriores votaram a favor, o que mostra um Fed menos conciliador. Muitos notaram que o Fed não fez referência à recente volatilidade dos mercados financeiros nem à desaceleração do crescimento na China e na Europa.



No que diz respeito ao crescimento dos EUA, o Fed ainda considera que a expansão da atividade econômica é "moderada". O governo publicará na quinta-feira sua primeira estimativa de crescimento para o terceiro trimestre. Os analistas esperam um incremento de 3% sobre o mesmo trimestre do ano anterior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação