Economia

Trabuco, Tombini e Barbosa devem assumir o comando da economia em 2015

Até sexta-feira (21/11), a presidente deve anunciar os nomes

postado em 20/11/2014 08:49
Após dois dias de intensas conversas com os conselheiros políticos mais próximos, a presidente Dilma Rousseff chegou a um consenso em torno dos três principais nomes da equipe econômica de seu segundo mandato. Em reuniões com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o governador da Bahia, Jaques Wagner, e com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, ela definiu uma solução destinada a eliminar as tensões que ainda pairam sobre o mercado financeiro, geradas pelas incertezas.

A trinca seria encabeçada pelo presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, como novo ministro da Fazenda, ao lado de Alexandre Tombini, que continuaria à frente do Banco Central (BC), e de Nelson Barbosa, como titular do Ministério do Planejamento. O anúncio pode ser feito até amanhã, dependendo só do sinal verde de Trabuco, que já havia declinado no mês passado.

A convergência em torno do executivo se dá pelo bom relacionamento que já tem com Lula e Dilma ; é o único dos banqueiros com quem ela conversa com frequência. Em paralelo, ainda há uma resistência da presidente com o Itaú, visto como aliado de Marina Silva (PSB) nas eleições. Jaques Wagner já teria conseguido a manutenção de Jorge Hereda na presidência da Caixa Econômica Federal, tendo a seu favor o bom trânsito na Esplanada. O governador petista é visto como um apoiador de primeira hora da presidente, que conta com o trunfo da boa votação dela na Bahia.

Leia mais notícias em Economia

Para o Banco do Brasil (BB) também há dois nomes colocados na mesa, que vão depender da confirmação de Trabuco. O primeiro é Paulo Caffarelli, atual secretário executivo da Fazenda, com longo histórico no BB e considerado executivo bem preparado para a função. O outro é Alexandre Abreu, atual vice-presidente de Varejo da instituição. A seu favor, conta a boa relação com o mercado, sendo o representante dos bancos públicos na Febraban, entidade que representa o setor.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação