Economia

Eletrobras dará selo de eficiência energética a edificações brasileiras

Para a obtenção do selo, o empreendedor ou construtor deve submeter a um organismo de inspeção o seu projeto ou o edifício construído

postado em 21/11/2014 15:32
A Eletrobras lança no próximo dia 26 o Selo Procel Edificações, que vai medir o grau de eficiência energética das edificações brasileiras. A ferramenta seguirá o mesmo conceito do Selo Procel para Equipamentos e Eletrodomésticos, que completa, nesta data, 20 anos de implantação. ;Na esteira desse sucesso, estamos lançando o Selo Procel Edificações, que tem a mesma lógica, que é premiar os melhores na sua categoria;, disse à Agência Brasil o gerente do Departamento de Projetos de Eficiência Energética da Eletrobras, Fernando Perrone.

Para a obtenção do selo, o empreendedor ou construtor deve submeter a um organismo de inspeção o seu projeto ou o edifício construído. Serão analisados três sistemas que abrangem a envoltória, isto é, a parte de fachadas e telhados; a iluminação; e o condicionamento de ar. O Selo Procel Edificações será concedido aos empreendimentos que atingirem a classe A, considerada a mais alta em termos de eficiência energética, em cada um dos três sistemas. A avaliação ocorre em duas etapas que envolvem o projeto e a fase após a construção.

;O Selo Procel vai ser concedido àqueles que obtiverem, no mínimo, o triplo A. Esta é a condição. É o critério de excelência, onde você premia os melhores na sua categoria;. Além disso, os premiados recebem uma bonificação, caso implementem no projeto ou construção concluída inovações sustentáveis, do tipo reúso de água, aquecimento solar térmico, painel fotovoltaico para geração de eletricidade para consumo da unidade habitacional. ;Tudo com viabilidade econômica;.

Segundo o gerente da Eletrobras, a média nacional atual de eficiência energética das edificações é muito baixa, situando-se entre os níveis C e D. Esclareceu que se um novo projeto conseguir uma classificação A , que é pré-requisito para o selo, a economia de energia durante o ciclo de vida da edificação, que dura entre 50 e 60 anos, com benefício para o consumidor, poderá ser da ordem de 50% na conta de luz do usuário.

Para edificações já construídas que passem por um retrofit, isto é, por uma modernização das instalações, o ganho em termos de economia de energia pode atingir 30% para o restante do ciclo de vida do empreendimento.

Fernando Perrone disse que o maior potencial de economia ocorre na fase de projeto. Isso pode ser obtido privilegiando-se o uso de recursos naturais, pela orientação da edificação em relação à insolação ou ventilação, que reduz a necessidade de ventilação ou condicionamento artificial, bem como de iluminação artificial. ;Privilegiando a questão dos recursos naturais, você tem ganhos de economia de energia elétrica no final do mês, para o consumidor. É algo que está intrínseco ao modo como a edificação foi projetada;.

Perrone acrescentou que ao passar, por exemplo, da classe D para a A em termos de eficiência energética, dependendo do uso da edificação, isso produz uma economia de energia que pode variar de 21% a 34% na conta de luz do usuário.

Leia mais notícias em Economia

Durante a solenidade de lançamento da nova ferramenta do Programa de Eficiência Energética (Procel), administrado pela Eletrobras, o Selo Procel Edificações será concedido a nove edificações, sendo sete relativas a projetos e duas para edificações já concluídas da Eletrosul, que são o edifício sede, localizado em Florianópolis (SC), que passou por retrofit; e a nova construção do setor de manutenção da empresa, situado no município de Campos Novos, no mesmo estado.

O gerente de Projetos de Eficiência Energética da Eletrobras informou que a estatal está em tratativas bastante avançadas para ampliação do número de organismos de inspeção dos atuais três para cinco, além de tornar o Selo Procel Edificações uma referência no país para certificações desse tipo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação