Economia

"Ultrarricos" detêm 13% da riqueza mundial, diz relatório do banco UBS

Estes indivíduos muito ricos, com patrimônio superior a 30 milhões de dólares, representam apenas 0,004% da população

Agência France-Presse
postado em 21/11/2014 16:42
Washington - Os cerca de 211.000 "ultrarricos" do mundo continuam a prosperar em 2014, apesar das tensões geopolíticas, e agora detêm 13% da riqueza mundial, de acordo com um relatório do banco suíço UBS e da agência de consultoria Wealth-X.

"Em 2014, o número de ultrarricos no mundo aumentou em 6%, e sua riqueza (...) em 7%, a cerca de 30 trilhões", quase duas vezes o produto interno bruto americano, observa o estudo publicado na quinta-feira (20/11).

Estes indivíduos muito ricos, com patrimônio superior a 30 milhões de dólares, representam apenas "0,004%" da população adulta do mundo, mas detêm 13% da fortuna acumulada no globo, indicam o banco suíço e a Wealth-X.

De acordo com seu relatório, este clube exclusivo conseguiu, em 2014, expandir a sua "influência", graças à saúde do mercado de ações e apesar dos "conflitos geopolíticos, das tensões sócio-econômicas e da volatilidade nos mercados financeiros".

De acordo com o UBS e Wealth-X, esses 211 mil indivíduos são responsáveis por "19%" das compras totais de bens de luxo do mundo.

Os Estados Unidos é o lar do maior contingente de ultrarricos (74.865), seguido de perto pela Europa (61.820) e Ásia (46.635), explica o relatório. No entanto, é no continente africano que o seu número mais aumentou em 2014, com um aumento de 8,3% (cerca de 3.000).

Globalmente, este clube é majoritariamente (87%) composto de homens, cuja média de idade é de 59 anos, e cuja fortuna é em grande parte proveniente de uma atividade profissional (68%), em oposição a uma herança, de acordo com o relatório.



Segundo Simon Smiles, do UBS, o maior risco que pesa sobre esses ultrarricos é uma "concentração" de suas fortunas em um número restrito de setores.

"A macro-economia, questões específicas tais como mudanças tecnológicas ou de concorrência, evoluções da regulação ou a geopolítica podem ter um impacto negativo sobre as perspectivas de setores prósperos no passado", ressaltam no relatório.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação