Economia

China vence Estados Unidos na OMC por medidas antidumping

A decisão deste quinta-feira (18/12) é definitiva e obriga os Estados Unidos a mudarem sua conduta para estar em conformidade com o Acordo SMC

Agência France-Presse
postado em 18/12/2014 18:53

Genebra- A Organização Mundial do Comércio (OMC) deu nesta quinta-feira (18/12) razão à China no contencioso contra os Estados Unidos pelas medidas antidumping que Washington impõe a alguns produtos. "O Departamento de Comércio dos Estados Unidos atua de maneira incompatível com as regras da OMC", disse o painel que avaliou o caso em seu relatório.

Esta decisão reforça a vitória obtida pela China na primeira instância em meados de julho, quando o painel afirmou que as medidas tomadas pelos Estados Unidos "não eram compatíveis" com o chamado Acordo SMC (Acordo sobre Subvenções e Medidas Compensatórias).

A decisão deste quinta-feira (18/12) é definitiva e obriga os Estados Unidos a mudarem sua conduta para estar em conformidade com o Acordo SMC. O valor de exportação dos produtos em questão é de cerca de 7,2 bilhões de dólares, segundo o ministro de Comércio chinês.



O caso teve início em abril de 2012, quando foi aberto o painel a pedido da China. Os produtos chineses atingidos pelas medidas antidumping americanas são: papel, aço, pneus, ímãs, produtos químicos, material de cozinha e assoalhos. Os Estados Unidos justificaram essas medidas para enfrentar os subsídios chineses a alguns setores industriais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação