Economia

Arábia prevê déficit importante em 2015 após queda do preço do petróleo

Este é o primeiro déficit orçamentário do reino desde 2011 e o maior já registrado no país

Agência France-Presse
postado em 25/12/2014 10:20
A Arábia Saudita, principal exportador mundial de petróleo, anunciou nesta quinta-feira um orçamento estatal que prevê um déficit importante de 38,6 bilhões de dólares em consequência da queda dos preços do petróleo.

O Conselho de Ministros aprovou um orçamento de que prevês gastos de 860 bilhões de riais (229,3 bilhões de dólares) e e arrecadação de 715 bilhões (US$ 190,7 bilhões), segundo um comunicado divulgado pela televisão pública.

Os gastos também aumentaram em relação aos 855 bilhões previstos no orçamento dest anos, mas a arrecadação registra queda de 140 bilhões de riais (37,3 bilhões de dólares) na comparação com as previsões de 2014.

Lei mais notícias em Economia


Em 2003, a Arábia Saudita começou a anunciar orçamentos com excedentes pela primeira vez em décadas, mas em 2009 o país registrou um déficit de 23,1 bilhões de dólares pela queda da cotação do petróleo, provocada pela crise financeira mundial de 2008.

Os preços do petróleo, do qual a Arábia Saudita obtém até 90% de seus recursos, perderam quase metade do valor desde junho em consequência da oferta abundante, de uma desaceleração da demanda mundial por combustível e da valorização do dólar.

O ministro saudita das Finanças, Ibrahim al-Assaf, afirmou na semana passada que Riad manteria no orçamento de 2015 os projetos de desenvolvimento, apesar da forte queda do preço do petróleo.

A Arábia Saudita tem uma importante reserva de divisas e reduziu a dívida pública graças aos bons resultados do petróleo nos últimos anos, "o que dá ao país linhas defensivas para os anos de vacas magras", disse o ministro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação