Economia

Cenário positivo sobre taxa de desemprego pode ter revés nos próximos anos

Piora na oferta de vagas põe em risco parte das conquistas sociais, que Dilma promete manter. Trabalhadores estão apreensivos

Antonio Temóteo
postado em 02/01/2015 06:00
Piora na oferta de vagas põe em risco parte das conquistas sociais, que Dilma promete manter. Trabalhadores estão apreensivosAos 20 anos, Karolina Sampaio acumula preocupações: divide com o marido os compromissos de casa, a criação do filho, de 2 anos, e ainda passa noite e dia à espera de um trabalho. O casal está sem emprego fixo. Ambos vivem de bicos para não deixar faltar o básico para a criança. A mãe e a sogra dela não se incomodam em ajudar com o que podem. Mas ela tem consciência de que o suporte dado pelas duas não será eterno.

Desde que concluiu o ensino médio, Karolina já trabalhou como secretária, recepcionista e auxiliar administrativa. Em fevereiro de 2013, caiu na vala do desemprego e de lá não consegue sair. ;Ter apenas ensino médio, hoje em dia, não adianta nada. Mas não vou fazer faculdade. Não teria tempo nem dinheiro;, explica a jovem, que almeja um curso técnico ; opção mais barata e de menor duração.

Leia mais notícias em Economia


Ela disparou dezenas de currículos pela internet e avisou a todos os conhecidos que persegue uma oportunidade. Por ora, garantiu serviços esporádicos no salão de beleza de uma amiga. O marido, que era estoquista numa empresa, foi demitido em novembro porque a firma fechou as portas. ;Espero conseguir alguma coisa mais certa logo. Tenho família, um filho pequeno. Sem um mínimo de estabilidade, fica complicado;, angustia-se.

A dura realidade de Karolina contrasta com o quadro de otimismo traçado pela presidente Dilma Rousseff, que iniciou ontem o segundo mandato. A chefe do Executivo garante que o mercado de trabalho repetirá, nos próximos quatro anos, a força que empurrou a taxa de desemprego para o menor patamar da história. ;Geramos 5,8 milhões de empregos formais em um período em que o mundo submergia no desemprego. Porém, queremos avançar mais;, avisa.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação