Economia

OIT espera que o plano de investimento da UE crie 2,1 milhões de empregos

Os autores do relatório enfatizam a importância dos investimentos para as pequenas empresas, já que estas poderão gerar até 1,8 milhão de empregos diretos e indiretos

Agência France-Presse
postado em 28/01/2015 14:19
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) espera que o plano de investimento da Comissão Europeia, conhecido como
"Plano Juncker", crie mais de 2,1 milhões de empregos até 2018, segundo relatório publicado neta quarta-feira.

Para isso, o plano, que pretende mobilizar 315 bilhões de euros em investimentos em três anos, deve priorizar a recuperação econômica mediante o investimento, em particular no setor privado, as pequenas e médias empresa (PME), e os países com altos índices de desemprego.

Os autores do relatório enfatizam a importância dos investimentos para as pequenas empresas, já que estas poderão gerar até 1,8 milhão de empregos diretos e indiretos.

Com uma taxa de desemprego que superava 23% na Espanha e 25% na Grécia no terceiro trimestre de 2014, os autores do relatório constataram que as políticas de austeridade representam um fracasso, pois antes da crise o desemprego nesses dois países rondava os 8%.



A OIT cita o exemplo dos Estados Unidos, onde "o investimento aumentou mais de 2 pontos percentuais e a taxa de desemprego caiu mais de 3 pontos desde 2009".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação