Economia

'Não vejo uma nova redução da dívida', diz Merkel sobre Grécia

O país está sob assistência financeira internacional desde 2010

Agência France-Presse
postado em 31/01/2015 09:11
A chefe de Governo da Alemanha, Angela Merkel, descartou neste sábado uma nova redução da dívida da Grécia, como deseja o novo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

"Já aconteceu uma renúncia voluntária dos credores privados, os bancos já renunciaram a bilhões de dívida na Grécia", disse a chanceler em uma entrevista ao jornal Hamburger Abendblatt. "Não vejo uma nova redução da dívida", completou.

No início de 2012, a Grécia realizou uma operação de troca da dívida, na qual os credores privados aceitaram substituir os títulos por outros menos rentáveis. Desta forma foram eliminados 100 bilhões de euros de dívida.

Leia mais notícias em Economia


[SAIBAMAIS]Mas o país, sob assistência financeira internacional desde 2010, continua sofrendo com o peso de uma dívida que se aproxima de 175% do Produto Interno Bruto (PIB).

"A Europa continuará demonstrando sua solidariedade com a Grécia, assim como com os outros países especialmente afetados pela crise, caso estes países apliquem as reformas e medidas de economia", afirmou Merkel, principal defensora na Europa do rigor orçamentário, método rejeitado pelo novo governo de Atenas.

Alexis Tsipras, que na próxima semana visitará Itália e França, deseja renegociar a dívida do país, apesar das recusas das autoridades europeias, em particular de Merkel.

No momento não está prevista uma viagem de Tsipras a Berlim.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação