Economia

Rússia prevê contração de 3% no PIB e inflação de 12% neste ano

A queda no preço do petróleo e as sanções impostas pelo Ocidente após a crise na Ucrânia são os motivos

Agência France-Presse
postado em 31/01/2015 13:40
O governo russo prevê uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) de 3% em 2015, com uma inflação próxima de 12%, devido à queda do preço do petróleo e às sanções impostas pelo Ocidente após a crise na Ucrânia, anunciou neste sábado o ministro da Economia.

O ministro da Economia russo, Alexei Uliukaiev, projeta que as fugas de capital somarão 115 bilhões de dólares, segundo informaram as agências russas, que afirmaram que o governo ajustou suas previsões considerando que o barril de cru ficará em torno dos 50 dólares.

[SAIBAMAIS]Até agora o governo projetava uma contração do PIB de 0,8%, após um fraco crescimento de 0,6% em 2014, embora vários ministros tenham afirmado que este diagnóstico deve ser revisado em baixa.

Leia mais notícias em Economia


O ministro acrescentou que segundo este novo panorama, haverá uma contração significativa do PIB, da ordem de 3%.

No entanto, outras previsões projetam uma contração de cerca de 5% e o mesmo Banco Central russo afirma que até a metade de dezembro o PIB pode cair cerca de 4,8%.

Já a inflação deve ficar em 12% em 2015, devido à desvalorização do rublo e o embargo dos Estados Unidos e da União Europeia, que afeta fortemente aos produtos alimentares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação