Economia

Justiça dos Estados Unidos investiga Moody's por créditos hipotecários

Após a Standard & Poor's (S), a Moody's poderá ser a segunda agência de classificação de risco na mira do Departamento de Justiça

Agência France-Presse
postado em 01/02/2015 21:48
As autoridades americanas investigam a agência internacional de classificação de risco Moody;s por supostamente superestimar produtos financeiros apoiados por hipotecas "subprime" no começo da crise financeira, noticiou neste domingo o jornal Wall Street Journal (WSJ).

Se esta investigação for confirmada, a Moody;s se tornaria a segunda agência de classificação de risco na mira do Departamento de Justiça, após a Standard & Poor;s (S).

[SAIBAMAIS]Um acordo entre o Departamento de Justiça e a S, que inclui multa de US$ 1,73 bilhão para encerrar a ação é iminente, indicaram à AFP na semana passada várias fontes ligadas ao caso.

A investigação da Moody;s está em etapa preliminar, acrescentou o jornal, citando fontes não identificadas. As reuniões entre dirigentes da agência classificadora e os encarregados da justiça foram celebradas nos últimos meses.

Leia mais notícias em Economia

Nem a Moody;s, nem o Departamento de Justiça estavam disponíveis no domingo para confirmar a informação.

As autoridades americanas criticam a Moody;s pela avaliação deficiente de títulos da dívida, emitidos entre 2004 e 2007, inclusive empréstimos habitacionais que fizeram desmoronar o sistema financeiro entre 2008-2009, prosseguiu o WSJ.

Ainda segundo o periódico, a agência abriu mão da objetividade para não perder clientes.

Os investidores se apoiam nas notas das agências de classificação para avaliar a qualidade de um produto financeiro e os riscos de insolvência ao credor para vender ou investir em um ativo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação