Economia

Para CNC, crise no abastecimento pode ter reflexos em investimentos

Para o ex-ministro da Fazenda e consultor econômico da CNC, Ernane Galvêas, o intenso calor e a falta de chuvas estão antecipando "uma visão de calamidade"

postado em 05/02/2015 15:36
Avaliação feita hoje (5) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica que a possibilidade de racionamento poderá afetar a atividade econômica em geral, inclusive o comércio, por isso mesmo alerta para a necessidade de o governo agir para evitar o pior.

Para o ex-ministro da Fazenda e consultor econômico da CNC, Ernane Galvêas, o intenso calor e a falta de chuvas estão antecipando ;uma visão de calamidade em relação ao fornecimento de água e de energia elétrica no Sudeste brasileiro, especialmente nas regiões da grande São Paulo e do Rio de Janeiro.

Para Galvêas, a crise no abastecimento pode ter reflexos em investimentos essenciais à retomada do avanço da economia no país. ;O consumo per capita de energia elétrica vem subindo aceleradamente desde a crise de 2011, de 1.642 quilowatts-hora (kWh) para 2.461 kWh em 2015 e a crise hídrica na região do Rio Paraíba do Sul está 25% pior do que a maior seca histórica;, avalia.

Segundo ele, a insegurança quanto ao suprimento de energia pode atrasar a retomada dos investimentos no segundo semestre. Com isso, reduz-se a arrecadação de tributos federais e ficam prejudicados os efeitos da política de ajuste fiscal do Ministério da Fazenda. ;A tendência é termos no Sudeste um ciclo de estresse hídrico (falta de chuvas) igual ao do Nordeste". Para o consultor, o país caminha para a possibilidade de racionamento de energia.

Também para o economista-chefe da CNC, Carlos Thadeu de Freitas, há a necessidade de uma ação rápida do governo para solucionar o problema. Para ele, a redução do consumo de energia precisa ser estimulada. O economista defendeu ;algum tipo de incentivo; para a compra de geradores por parte dos grandes varejistas e shoppings.

Já para o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da entidade (Cetur), Alexandre Sampaio, o setor é um dos mais atingidos pela crise hídrica. ;A crise energética afeta de maneira brutal a rentabilidade dos hotéis e restaurantes brasileiros;, diz, ressaltando: ;Em plena temporada e com altas temperaturas na maior parte dos destinos turísticos, o custo do consumo de energia elétrica eleva o custo operacional, prejudicando o planejamento orçamentário para este ano, que já não tem boas perspectivas".

A CNC informou que os setores que congrega respondem por um quarto do PIB do país. a CNC representa 2,2 milhões de empresas do comércio de bens, serviços e turismo, gerando aproximadamente 16 milhões de empregos diretos e formais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação