Economia

Em protesto, servidores tentam pressionar ministro a negociar reajustes

Nelson Barbosa havia agendado reunião para 20 de março. Ato em frente ao MPOG marca início da Campanha Salarial Unificada de 2015

postado em 25/02/2015 10:56

Uma manifestação de aproximadamente 150 servidores públicos federais, em frente ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), marca o início da Campanha Salarial Unificada de 2015, em Brasília. Com cartazes e faixas, os trabalhadores estão reunidos no local, desde às 9h desta quarta-feira (25/2), para pressionar o ministro Nelson Barbosa a recebê-los a partir de hoje. O líder da pasta havia agendado uma reunião para discutir o tema em 20 de março.

Segundo a assessoria da pasta, não há como o ministro recebê-los hoje porque ele está em viagem. Para evitar conflitos, 28 homens da Polícia Militar foram deslocados para o local. A manifestação, no entanto, é pacífica.

Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos, que reúne 33 representantes de classe, criou uma agenda de atividades para março, com discussão sobre indicativo de greve, e jornada nacional, em Brasília, em 7, 8 e 9 de abril, para uma força tarefa no Congresso. Foi definido um índice linear de reajuste de 27,3%.



O percentual tem como ponto de partida o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto de 2010 a julho de 2016, em torno de 44%, já descontados os 15,8%, em três parcelas (2013, 2014, 2015), mais ganho real de 2%. E não exclui outras demandas e a correção de distorções que, inclusive, fazem parte de termos de acordo já firmados com o governo.

Outras reivindicações da categoria são a definição da data-base em 1; de maio; a paridade salarial entre ativos, aposentados e pensionistas; a incorporação de gratificações produtivistas; isonomia de benefícios; a revogação das Medidas Provisórias 664 e 665, que determinam novas regras para acesso a benefícios previdenciários como, por exemplo, Abono Salarial, Seguro Desemprego e Auxílio Doença.

Com informações de Vera Batista

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação