Economia

Riqueza de 114 bilionários corresponde a 76% da dívida latino-americana

Com fortuna próxima dos 450 bilhões de dólares e equivalente a 76% da dívida externa da região, bilionários ressaltam desigualdades na América Latina.

Agência France-Presse
postado em 02/03/2015 18:25
Na América Latina, afirmou Winnie Byanyimaa, diretora da ONG Oxfam, nesta segunda-feira (2), na sede da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), em Santiago (Chile), 114 bilionários concentram uma riqueza que beira os US$ 440 bilhões, o que equivale a 76% da dívida externa total na região.

Durante a apresentação do relatório, Byanyimaa demonstrou preocupação com a expressiva proliferação de bilionários no subcontinente, cuja riqueza cresceu, em 2014, 8% a mais do que em outras regiões do mundo.

Em 2002, o número de multimilionários na América Latina chegava a 25 pessoas. Para a Oxfam, deve ser enquadrado nessa categoria quem possui fortuna pessoal acima de 1 bilhão de dólares.

A América Latina é uma das regiões mais desiguais no planeta, onde vivem por volta de 167 milhões de pobres, o mesmo que 28% da população.

Ainda assim, a região conseguiu reduzir em 10% a diferença entre ricos e pobres entre 2002 e 2013, com um aumento na tributação.

"Estamos totalmente de acordo, pobreza e desigualdade estão correlacionadas. Necessitamos que a desigualdade seja reduzida, se não a pobreza também estagna nossas economias", disse Alicia Bárcena, diretora da Cepal, órgão técnico das Nações Unidas.

Na ocasião, estiveram presentes Maria Fernanda Villegas, ministra de Desenvolvimento Social do Chile, diplomatas e consultores na área de economia.

Leia mais notícias em Economia

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação