Economia

Governador de Alagoas se reúne com ministro da Fazenda

Encontro ocorre um dia depois do presidente do Senado e pai do representante de Alagoas, Renan Calheiros, se recusar a participar de um jantar de Dilma com a cúpula do PMDB

postado em 03/03/2015 13:04
O governador de Alagoas, Renan Calheiros Filho (PMDB), afirmou que a maior trava para a unificação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) é de quanto será o aporte do Fundo de Compensação feito pelo governo federal. "É justo que se discuta todas as políticas conjuntamente, mas os estados mais pobres têm o direito de sobreviver", disse ao sair, nesta terça-feira (3/3), da reunião com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Leia mais notícias em Economia

O encontro aconteceu um dia depois do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, ter se recusado a participar de jantar da presidente Dilma Roussef com a cúpula do PMDB, na segunda-feira (2/3). Entre os motivos para a ausência de Renan, estaria o descontentamento com a não liberação de verbas prometidas pelo Planalto para o estado que o filho começou a governar. "Vai ser um ano muito duro. O problema é que esses cortes são complicados. Mas o ministro garantiu que está estruturando um plano para regular o indexador das dívidas nesse primeiro quadrimestre para ser apresentado para os governadores", relatou Renan Filho.

Alagoas tem uma dívida total de R$10 bilhões e gasta mensalmente cerca de R$50 milhões para pagar juros. A dívida deve cair a partir da regulamentação do novo indexador, mas o governador ainda não sabe dizer em quanto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação