Economia

OMC: três países já ratificaram acordo de facilitação comercial de Bali

O pacote estava emperrado pelo impasse quanto ao programa de subsídios agrícolas da Índia

postado em 03/03/2015 17:54
O diretor-geral da Organização Mundial de Comércio, Roberto Azevêdo, disse hoje (3) que o pacote de Bali, fechado em dezembro de 2013 na Indonésia, representou ;um sopro nas velas da negociação na OMC;.

Ele considerou positivo o desbloqueio, em novembro do ano passado, do acordo de facilitação do comércio, que integra o pacote e estava emperrado pelo impasse quanto ao programa de subsídios agrícolas da Índia. A entrada do acordo em vigor ainda depende de ratificação por dois terços dos 160 países-membros da OMC. Segundo Azevêdo, até agora, Estados Unidos, Cingapura e Hong Kong já ratificaram.

Leia mais notícias em Economia

Para o diretor-geral da OMC, é ;importante ratificar o acordo [no Brasil] o mais rápido possível;, e as autoridades brasileiras estão trabalhando para isso. Azevêdo destacou, no entanto, que o Brasil e outros países precisam seguir trâmites burocráticos junto no Parlamento para a ratificação. Para ele, é difícil prever quando todo o processo estará concluído.

;Houve um chamado da ministra do Comércio do Quênia para ver se conseguíamos atender [a ratificação] antes da conferência [10; Conferência Ministerial da OMC, em Nairobi, em dezembro deste ano], mas é um prazo difícil de se prever;, afirmou. Azevêdo disse também que ;é difícil, mas possível;, a retomada da Rodada de Doha. A OMC trabalha com um prazo até julho deste ano para terminar o programa de trabalho da conclusão da rodada. As negociações de Doha se baseiam no tripé agricultura, bens industriais e serviços.

Azevêdo destacou também os 20 anos da OMC, criada em 1995. Segundo ele, o organismo teve grande importância em momentos como o período pós-crise financeira global em 2008, quando havia temor de um retorno ao protecionismo econômico. Ele disse ainda que o mecanismo de solução de controvérsias da OMC já arbitrou 500 disputas, envolvendo cerca de US$ 1 trilhão.

O diretor-geral da OMC falou sobre os temas em entrevista conjunta com os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro. Os três participaram de entrevista à imprensa para falar sobre as atividades de Azevêdo em visita ao Brasil. ;Vim explicar o que está acontecendo e sobretudo ouvir interesses e preocupações brasileiras;, declarou Roberto Azevêdo. Antes de Brasília, ele esteve em São Paulo. Na capital federal, deve se encontrar com autoridades e representantes do setor privado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação