Economia

Produção industrial teve queda de 5,2% na comparação com janeiro de 2014

Os dados contrastam com o crescimento da produção industrial brasileira, no início deste ano, em comparação a dezembro de 2014

postado em 04/03/2015 13:45
Rio de Janeiro - Na comparação com janeiro de 2014, a produção industrial teve queda de 5,2% em janeiro de 2015. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgados hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados contrastam com o crescimento da produção industrial brasileira, no início deste ano, em comparação a dezembro de 2014: neste período, houve crescimento de 2%. O avanço interrompeu a sequência de dois meses consecutivos de queda no resultado: -3,2% em dezembro e -1,1% em novembro, na série livre de influência sazonal.



A queda da produção industrial, levando-se em consideração a comparação do período de janeiro de 2014 a janeiro de 2015, se deve à queda de 18,2% na produção de veículos automotores, reboques e carrocerias. A queda ocorreu devido à redução na produção de aproximadamente 81% dos produtos investigados no setor, especialmente automóveis, caminhões, caminhão-trator para reboques e semirreboques, carrocerias para caminhões, reboques e semirreboques e autopeças.

Outros fatores que contribuíram para a queda: coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, que tiveram a produção reduzida em 6,1%; equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, cuja produção caiu 23,2%; máquinas e equipamentos (-10,9%); produtos químicos (-7,1%); produtos alimentícios (-2,7%); produtos de metal (-10,2%); e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-14,5%).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação