Economia

Receita nominal de serviços tem o menor crescimento desde 2012

O resultado é inferior aos 4% de crescimento da receita nominal registrada em dezembro do ano passado e também de novembro que foi 3,7%

postado em 17/03/2015 11:17
A receita nominal do setor de serviços registrou, em janeiro deste ano, crescimento de 1,6%, comparativamente ao primeiro mês do ano passado, o menor da série histórica iniciada em janeiro de 2012, segundo informações divulgadas hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números se referem à Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

A PMS produz indicadores que permitam acompanhar o desempenho conjuntural do setor de serviços no país. Setor de serviços (também conhecido como setor terciário) é aquele que engloba as atividades de serviços e comércio de produtos. É um dos três setores da economia: os outros são o setor primário (agricultura, extração mineral etc) e o setor secundário (industrialização).

O resultado é inferior aos 4% de crescimento da receita nominal registrada em dezembro do ano passado e também de novembro que foi 3,7%. Com o resultado, a receita nominal do setor de comércio fecha os últimos 12 meses com expansão acumulada de 5,4%.

Segundo o IBGE, o setor de serviços fechou 2014 com alta acumulada de 6%, também a menor da série histórica. Em 2013 o faturamento do setor avançou 8,5%, depois de ter crescido 10% em 2012.



A PMS é o indicador conjuntural mensal que abrange as atividades do segmento empresarial não financeiro, exceto os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação