Economia

Distribuidoras de energia terão de melhorar prestação dos serviços

Ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, diz que modelo de renovação de concessões pretende aumentar a qualidade na distribuição de energia e garantir eficiência energética

Simone Kafruni
postado em 19/03/2015 10:54
O Ministério das Minas e Energia (MME) vai implantar um novo modelo para renovação das concessões de 42 distribuidoras de energia que vencem entre 2015 e 2017, entre elas a da Companhia Energética de Brasília (CEB), para melhorar os serviços prestados aos consumidores.

Na manhã desta quinta-feira (19/3), o ministro Eduardo Braga afirmou que a intenção do governo é estabelecer planos quinquenais de investimento com metas anuais para aumentar a qualidade dos indicadores operacionais das empresas. "O grande objetivo do modelo de renovação de concessão que está sendo discutido é a melhoria das linhas de distribuição existentes e de eficiência energética", disse. As companhias que não apresentarem evolução nas avaliações anuais terão penalidades, moduladas conforme o desempenho, desde multas até a perda da concessão.



O ministro também ressaltou que o terceiro e último empréstimo às distribuidoras para honrar as operações de novembro e dezembro do ano passado está alinhavado. Outra questão resolvida no setor foi o prolongamento dos financiamentos às distribuidoras, no valor de quase R$ 18 bilhões, dos atuais 24 meses para 54 meses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação