Economia

Brasil suspende importação de maçã, pera e marmelo da Argentina

Segundo Kátia Abreu, a suspensão durará até que os argentinos autorizem a entrada de técnicos brasileiros para avaliar a situação no país, onde há atualmente "praga da maçã"

postado em 25/03/2015 15:35
O Brasil suspendeu a importação de maçã, pera e marmelo da Argentina. A restrição à compra das frutas foi adotada após ter sido identificada a presença da praga Cydia pomonella, conhecida como praga da maçã, em carregamentos procedentes do país. A medida vale a partir de hoje (25).

Segundo a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, a suspensão durará até que os argentinos autorizem a entrada de técnicos brasileiros no país para avaliar a situação. ;Não tivemos alternativa, a não ser suspender a importação dos produtos, até que eles [os produtores argentinos] nos deem oportunidade técnica e legal para entrar no país e fazer as mitigações necessárias;, disse a ministra, durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

Leia mais notícias em Economia

;Foi com muito pesar que fizemos isso, porque somos parceiros no Mercosul. Demos tratamento técnico, da mesma forma que todos países nos dão: rigor absoluto quando o Brasil tem algum foco ou denúncia de praga ou doença;, justificou Kátia Abreu. A ministra lembrou que o Brasil é o único país do mundo livre da praga. ;Detectamos o carregamento e não deixamos passar [pela fronteira], ficando a indicação de que temos problemas [com a praga da maçã] na Argentina;.

No Brasil, a praga foi erradicada em 2014. A suspensão das importações dá segurança aos produtores brasileiros, porque evita a contaminação das frutas e prejuízos à agricultura nacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação