Economia

Economia brasileira cresce 0,1% em 2014, pior resultado desde 2009

Mais uma vez, o PIB foi salvo pelo consumo das famílias, que avançou 0,9% no acumulado do ano

Vicente Nunes
postado em 27/03/2015 09:05
O Produto Interno Bruto (PIB) registrou alta de 0,1% em 2014, o pior resultado desde 2009, quando o país foi solapado pela crise mundial. As riquezas do país totalizaram R$ 5,32 trilhões. No quatro trimestre, a economia brasileira subiu 0,3% ante os três meses imediatamente anteriores. A indústria, com queda de 1,2%, e os investimentos produtivos, com contração de 4,4%, jogaram a atividade para baixo em 2014.

[SAIBAMAIS]No quatro trimestre, também o consumo das famílias fez a diferença, com aumento de 1,1%. Na ponta contrária, apareceram a indústria, com recuou de 0,1%, e os investimentos produtivos, que encolheram 0,4%. O setor de serviços mostrou fragilidade, com minguada alta de 0,3, devido ao fraco desempenho do comércio. Isso comprova que o modelo adotado pelo governo, baseado no consumo, se esgotou.



Para 2015, o quadro será ainda pior. A perspectiva é de que o PIB aponte contração de 1%. O ano será de arrumação da casa. O governo foi obrigado a liberar os preços das tarifas públicas, que levaram a inflação acumulada em 12 meses para 8%, destroçando o poder de compra das famílias. A situação dos lares ficará pior por causa do aumento das taxas de juros pelo Banco Central. Já o arrocho fiscal reduzirá os investimentos públicos.

Pessimismo
A tentativa do governo é de salvar 2016. Por enquanto, os economistas estão pessimistas, uma vez que a confiança de empresários e consumidores está no chão. A perspectiva é de que, na melhor das hipóteses, o nível de atividade volte a melhorar no fim do ano. Mas não será uma travessia fácil, pois a indústria sofre com a falta de competitividade e a inflação não cederá tão cedo.

Com informações de Paulo Silva Pinto

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação