Economia

Com crédito caro e escasso, cooperativas oferecem taxas vantajosas

Na tentativa de conquistar uma fatia maior do mercado, as cooperativas de crédito se modernizaram nos últimos anos e passaram a ter um leque de produtos muito semelhante ao das instituições financeiras tradicionais

postado em 29/03/2015 08:02
Está claro que 2015 será difícil para quem deseja obter empréstimos e financiamentos. Os bancos comerciais projetam um conservadorismo maior na aprovação do crédito ao longo do ano, consolidando uma nova fase nessa relação com os clientes. Com os juros em ciclo de alta, acabou de vez a fase do dinheiro farto e barato no mercado. É nesse contexto que o sistema de cooperativas se apresenta como alternativa para quem, diante da crise econômica, precisará de uma mãozinha para fechar as contas e concluir compromissos.

O técnico agropecuário José Brandi, 57 anos, associou-se ao Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) em 2000 e, desde então, diz não ter do que se queixar. Quem apresentou a modalidade a ele foi um amigo, que o indicou para se tornar cooperado. Nesses 15 anos, Brandi fez vários empréstimos com taxas de juros consideradas competitivas. Além disso, adquiriu uma casa pelo consórcio de imóveis, contratou plano de previdência privada, investiu em poupança e em título de renda fixa de longo prazo, opção equivalente ao Certificado de Depósito Bancário (CDB).



Até na hora de escolher o convênio médico, José Brandi preferiu o da cooperativa. ;Quando infartei, consegui a liberação da operação e do implante do stent sem burocracia alguma. Não tenho dificuldade em ter acesso às informações. Os serviços parecem mais simples do que os oferecidos pelos bancos tradicionais, principalmente em relação a empréstimos e financiamentos;, compara.

Na tentativa de conquistar uma fatia maior do mercado, as cooperativas de crédito se modernizaram nos últimos anos e passaram a ter um leque de produtos muito semelhante ao das instituições financeiras tradicionais. E qualquer pessoa pode participar delas. Não é preciso, obrigatoriamente, pertencer a um grupo específico de profissionais ou manter uma atividade agropecuária, por exemplo. Muitas empresas não fazem mais restrição ao perfil do cooperado.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação