Economia

TAM e Gol cancelam voos para Argentina devido à greve geral no país

As companhias permitirão que o passageiro faça a mudança do destino sem multa

postado em 30/03/2015 20:51
As companhias permitirão que o passageiro faça a mudança do destino sem multa
Uma greve geral dos sindicatos da área de transporte na Argentina prevista para esta terça-feira (31/3) já afeta voos entre o Brasil e o país vizinho.

De acordo com a assessoria de imprensa da TAM, 19 voos que partem ou se destinam a Córdoba, Buenos Aires e Rosário entre esta segunda (30) e terça-feira (31) foram cancelados. Segundo a companhia, há possibilidade de remarcação da data da viagem para os próximos 15 dias sem qualquer custo. Há também, a possibilidade de o passageiro realizar a mudança do destino, sem multas, mas estando sujeito às diferenças tarifárias correspondentes.

A Gol também informou, por meio de nota oficial, que precisou cancelar seis voos previstos para esta terça-feira devido à paralisação no país. Os voos afetados partem ou se destinam para o Aeroporto de Aeroparque. Os clientes impactados estão sendo contatados para reacomodação em outros voos. A companhia destaca que, aqueles que preferirem, poderão remarcar suas viagens sem taxas.

Greve Geral

A Central de Trabalhadores da Argentina (CTA) e a Confederação Geral do Trabalho (CGT), que concentra a maioria dos sindicatos da área de transportes, convocaram para amanhã (31) uma greve geral. Os sindicalistas querem que o governo corrija o limite de isenção do imposto sobre salários, que atualmente está em 15 mil pesos (R$ 5,5 mil, pelo câmbio oficial). O ministro da Economia, Axel Kicillof, disse, porém, que o teto foi reajustado há dois anos e que está ;muito bem do jeito que está;.

Esta é a quarta greve geral convocada durante o governo da presidenta Cristina Kirchner, que está no fim do segundo mandato. Em agosto, ocorrerão as prévias das eleições presidenciais de outubro e, pela lei, Cristina não pode se candidatar ao terceiro mandato consecutivo. A partir de meia-noite desta segunda-feira (30), e durante 24 horas, bancos, ônibus, trens e caminhões deixarão de funcionar, mas outros serviços, como o transporte aéreo, já estão sendo afetados.

O ministro do Trabalho, Carlos Tomada, criticou os sindicalistas responsáveis pela greve, alegando que representam apenas uma parte do setor de transportes e que estão fazendo reivindicações em nome da minoria (10%) dos trabalhadores que pagam Imposto de Renda. O líder da CTA, Pablo de Micheli, rebateu as críticas dizendo que os argentinos têm pelo menos ;20 razões; para protestar (entre eles, o alto índice de inflação) e ameaçou estender a greve para 36 horas, se não conseguir chegar a um acordo com o governo.

No ano passado, a Argentina registrou índice inflação de 24%, segundo dados oficiais, e de 39%, de acordo com medições de institutos privados.

Com informações da Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação