Economia

Presidente argentina denuncia tentativa de extorsão de fundos abutres

O país renegociou 93% de sua dívida pública, mas 7% dos credores rejeitaram as reestruturações, em 2005 e 2010, optando pela via judicial

Agência France-Presse
postado em 28/04/2015 17:01
A presidente argentina Cristina Kirchner assegurou nesta terça-feira que os "fundos abutres" estrangeiros tentam extorqui-la para cobrar o pagamento milionário previsto na decisão judicial pelos títulos da dívida em moratória.

"Não tenho nenhuma conta (bancária não declarada no exterior) para que seja descoberta e ninguém irá me extorquir para ir contra os interesses do país", disse em um ato na periferia da capital argentina.

A Argentina mantém um litígio com fundos especulativos que ganharam um processo em um tribunal de Nova York. A decisão prevê o pagamento de 1,33 bilhão de dólares pelo governo argentino aos fundos.

O país renegociou 93% de sua dívida pública, mas 7% dos credores rejeitaram as reestruturações, em 2005 e 2010, optando pela via judicial.

"Eles vêm anunciando que irão revelar contas e empresas. Que divulguem! As últimas reveladas foi uma vergonha, um papelão", disse a presidente argentina sobre a possibilidade de que os fundos rastreiem contas no exterior para que sejam alvo de embargos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação