Economia

Volkswagen dá férias coletivas para 8 mil funcionários no ABC Paulista

Em abril deste ano, a empresa havia concedido o mesmo benefício para 4,2 mil funcionários da fábrica em Taubaté

postado em 04/05/2015 15:30
Todos os funcionários da linha de produção da fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, ABC Paulista, entraram em férias coletivas nesta segunda-feira (4/5). Aproximadamente 8 mil funcionários só retomarão as atividades após 10 dias. As férias fora de época das montadores geralmente se atribui a baixa demanda.



Em abril deste ano, a empresa havia concedido o mesmo benefício para 4,2 mil funcionários da fábrica em Taubaté. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, a medida paralisou totalmente a unidade, que produz os modelos Voyage e Up. Em ambos os casos a empresa divulgou que ;a Volkswagen tem feito uso de ferramentas de flexibilização para adequar o volume de produção à demanda do mercado;.

Na região do ABC, outras duas grandes montadoras adotaram a flexibilização para diminuir a produção. Segundo o sindicato, desde fevereiro a Ford colocou 424 metalúrgicos em banco de horas. Na Mercedes-Benz, após greve de cinco dias, 500 demissões foram suspensas e foi prorrogado o layoff (suspensão temporária dos contratos) até 15 junho.

Além disso, foi aberto um novo Programa de Demissão Voluntária (PDV). De acordo com a Mercedes, aproximadamente 750 trabalhadores estão no layoff na montadora.

O último balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revela que o setor registra queda de 16,2% no acumulado do primeiro trimestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar do resultado negativo na comparação anual, o setor registrou alta de 22,9% entre fevereiro e março. Os cinco dias úteis a mais de março ajudam a explicar a elevação. A Ford foi procurada para comentar os dados apresentados pelo sindicato, mas não houve retorno até a publicação da matéria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação