Economia

Feirão da Casa Própria terá 5.620 imóveis, quase 50% a menos do que em 2014

O número de expositores também caiu, de 130 no ano passado, para 53 este ano, entre construtoras e correspondentes imobiliários

Rodolfo Costa
postado em 22/05/2015 06:03
O tradicional Feirão da Caixa em Brasília começa hoje cercado de dúvidas. A instituição financeira, que recentemente alterou regras dos financiamentos com recursos da poupança, vai apostar na oferta de imóveis do Minha Casa, Minha Vida e de operações com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ; com valores máximos de R$190 mil ; para evitar uma tragédia no fechamento de negócios. Diferentemente dos eventos anteriores, a 11; edição apresentará 5.620 imóveis, quase 50% a menos do que no ano passado. O número de expositores também caiu, de 130 no ano passado, para 53 este ano, entre construtoras e correspondentes imobiliários.

Leia mais notícias em Economia

Apesar de as linhas de financiamento para habitação popular não terem sofrido alteração nas regras, o cenário econômico é um desafio para a conclusão das vendas. Diante do alto endividamento das famílias e da inflação resistente, a concessão de crédito está mais restrita do que em anos anteriores. Para o vice-presidente da Indústria Imobiliária do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Adalberto Júnior, os consumidores deverão enfrentar mais dificuldade para ter financiamento aprovado.

;Hoje, o que existe é uma análise um pouco mais cuidadosa. Mas, quem procura um empreendimento e não tem essa restrição, encontrará boas oportunidades;, avaliou. Na atual conjuntura, ele prevê números mais tímidos para este evento em relação ao do ano passado. Em 2014, o Feirão recebeu 35 mil pessoas e movimentou R$ 1,15 bilhão em 6.167 contratos. ;Sem a presença de outros tipos de imóveis do mercado, o público será menor e o volume de vendas também;, analisou Júnior.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação