Economia

Tombini diz que é possível notar progresso no controle da inflação

2015 é ano de transição para perspectiva de crescimento, segundo diretora-geral do FMI

postado em 22/05/2015 16:58
O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou hoje (22/5) que a instituição está totalmente comprometida em retornar a inflação para o centro da meta ; de 4,5% ; , em dezembro de 2016. ;Temos uma pressão de inflação no curto prazo e o trabalho do Banco Central é justamente evitar que essa inflação se propague para os horizontes mais longos, ou seja, para 2016, 2017 e 2018;. Ele participou do 17; Seminário Anual de Metas de Inflação, organizado pelo órgão, no Rio de Janeiro.

Segundo Tombini já é possível notar algum progresso em relação às expectativas de inflação. ;O Banco Central tem dito que este progresso é bem-vindo, mas ainda não o suficiente para atingir a meta de 4,5%, em 2016;.

Ele acrescentou que o BC está focado neste objetivo e fará o que for preciso. ;O objetivo explicitado é atingir a meta de 4,5% de inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), ou seja, preço ao consumidor, no final de 2016. Esse é o compromisso do Banco Central e diante deste compromisso nós faremos o que for necessário para atingir essa meta;, assegurou.

Leia mais notícias em Economia

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, considerou positiva a avaliação da economia brasileira feita nesta sexta-feira pela diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde. Ele destacou que a análise mostra um entendimento e apoio às medidas que estão sendo adotadas pelo governo federal. Tombini acrescentou que a diretora reconheceu que 2015 é um ano de transição para preparar uma perspectiva de crescimento mais sólido a frente, com a redução de alguns desequilíbrios na economia.

;Certamente foi um discurso com a visão positiva com relação as perspectivas para o Brasil tanto na questão da inflação ao longo do tempo quanto a recuperação do crescimento mais à frente;, disse o presidente do BC .

Alexandre Tombini destacou a importância para o país ter uma política fiscal consistente, implementada com rigor ao longo do tempo. Acrescentou que isso favorece o trabalho do BC de atingir a meta de inflação. ;Uma política fiscal criteriosa, consistente e ajustada certamente vai ajudar o país a recuperar o crescimento sustentável;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação