Economia

China anuncia seu primeiro banco de liquidação em iuane no Chile

De acordo com o chanceler chileno, Heraldo Muñoz, o banco chinês terá um investimento inicial de 189 milhões de dólares

Agência France-Presse
postado em 25/05/2015 17:37
Santiago - A China anunciou nesta segunda-feira a instalação no Chile de seu primeiro banco de liquidação de sua moeda, o iuane, na América do Sul. "Vamos estabelecer o primeiro banco de liquidação de renminbi (ou iuane) no Chile. É o primeiro banco de liquidação de renminbi na América do Sul", anunciou o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, durante uma visita oficial a Santiago.

De acordo com o chanceler chileno, Heraldo Muñoz, o banco chinês terá um investimento inicial de 189 milhões de dólares."A ideia é que haja uma globalização da moeda chinesa e a globalização da moeda chinesa requer certas plataformas", disse Muñoz.



Efetuar pagamentos em iuane diretamente no Chile permitirá reduzir os custos de transação das operações de financiamento e pagamentos de comércio exterior, e serviços financeiros em geral, potencializando o uso da moeda chinesa no comércio.

"Esperamos que nossa cooperação Chile-China em matéria financeira possa contribuir com a cooperação industrial e de investimentos entre a China e toda a América Latina", acrescentou o primeiro-ministro chinês.Li visitou o Chile no final de sua viagem à América Latina, que incluiu Brasil, Colômbia e Peru.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação