Economia

Comissão Europeia diz que ainda não há acordo financeiro com Grécia

Este acordo condiciona a entrega à Grécia de uma parcela de 7,2 bilhões de euros, correspondente ao segundo resgate financeiro concedido desde 2012 a Atenas

Agência France-Presse
postado em 28/05/2015 11:27
Bruxelas, Bélgica - As negociações entre a Grécia e seus credores vão prosseguir nos próximos dias, já que ainda não há acordo, afirmou nesta quinta-feira (28/5) a Comissão Europeia, contradizendo as declarações otimistas de Atenas. "Ainda não conseguimos, há temas abertos a serem resolvidos", afirmou Annika Breidthardt, porta-voz da Comissão encarregada de Assuntos Econômicos.

[SAIBAMAIS]Este acordo condiciona a entrega à Grécia de uma parcela de 7,2 bilhões de euros, correspondente ao segundo resgate financeiro concedido desde 2012 a Atenas. Os credores exigem, em troca, do governo grego uma série de reformas econômicas. As negociações em nível técnico entre a Grécia e seus credores (Comissão, Banco Central Europeu, FMI) foram retomadas na noite de quarta-feira.



Também na quarta-feira Atenas anunciou unilateralmente que suas equipes técnicas e as de seus credores começavam a redigir um rascunho de acordo. "Foram dados grandes passos, estamos próximos de um acordo", disse o primeiro-ministro Alexis Tsipras na capital grega.

Estas declarações foram rapidamente desmentidas pelas demais partes, em especial o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schauble. "Sempre me surpreendo quando em Atenas nos dizem que estamos próximos de um acordo", afirmou à televisão alemã a partir de Dresde (leste da Alemanha), onde preside uma reunião de ministros do G7.

Ainda nesta quinta-feira, o porta-voz do governo grego, Gabriel Sakellaridis, insistiu desde Atenas que este acordo com os credores será fechado "até domingo".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação