Economia

FMI diz que Grécia perderá acesso aos recursos se atrasar pagamentos

O ministro do Interior grego afirmou recentemente que seu país não pagará o 1,6 bilhão de dólares que deve reembolsar em FMI, em um momento em que Atenas busca chegar a um acordo com seus credores

Agência France-Presse
postado em 28/05/2015 15:12
Washington - A Grécia perderá o acesso aos recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI) se não pagar os próximos vencimentos com a instituição, advertiu nesta quinta-feira um porta-voz do organismo.

"Qualquer país que não cumpra com seus compromissos com o Fundo é declarado em situação de pagamento atrasado e não tem acesso aos financiamentos do FMI", declarou sua porta-voz William Murray em uma coletiva de imprensa.

O ministro do Interior grego afirmou recentemente que seu país não pagará o 1,6 bilhão de dólares que deve reembolsar em FMI, em um momento em que Atenas busca chegar a um acordo com seus credores para obter a entrega de parte do segundo plano de resgate financeiro ao país, evitando a moratória.O primeiro-ministro, Alexis Tsipras, e a equipe de ministros encarregada das negociações com os credores nunca disseram que não pagariam ao Fundo.



"Nesse momento esperamos que as autoridades gregas nos paguem", disse porta-voz do FMI, que esclareceu que Atenas não pediram para agrupar seus diversos pagamentos a fim de ganhar tempo.

"Não houve pedido nesse sentido", disse Murray.O governo grego espera chegar antes de domingo um acordo com seus credores -o Banco Central Europeu, a UE e o FMI, sobre o futuro financeiro do país.

Mas a Comissão Europeia advertiu na quinta-feira que ainda não há acordo, contradizendo as declarações otimistas de Atenas.Na mesma linha, o porta-voz do FMI disse nesta quinta-feira que "as negociações continuam com os gregos mas ainda falta muito trabalho por fazer".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação