Economia

Agropecuária, indústria extrativa e serviços são destaques positivos no PIB

Segundo a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, o bom resultado da agropecuária é explicado pelo desempenho das exportações de soja

postado em 29/05/2015 11:29
Cinco dos 12 setores da economia analisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tiveram crescimento no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o primeiro trimestre do ano passado. Entre os destaques da economia estão a agropecuária, com alta de 4,7%, a indústria extrativa mineral (3,3%) e os serviços de informações (1,1%), segundo dados divulgados hoje (29) pelo IBGE.

Os outros dois setores que também tiveram desempenho positivo nessa comparação foram as atividades imobiliárias (1,2%) e a construção civil (1,1%). Segundo a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, o bom resultado da agropecuária é explicado pelo desempenho das exportações de soja.

;A soja continua apresentando ganhos para o produtor rural. Ela tem uma safra relevante no primeiro trimestre e boa expectativa de crescimento para o ano, com aumento 10,6% de produção e ganho de produtividade;, disse.

Já o crescimento da indústria extrativa mineral deve-se ao aumento das produções de minério e de petróleo e gás. ;O petróleo, que foi um produto muito exportado nesse primeiro trimestre, está sendo muito favorecido por uma expectativa de crescimento na demanda mundial de petróleo liderada pelas economias mais avançadas;, explicou.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, a agropecuária cresceu 4%, a indústria extrativa mineral, 12,8%, e os serviços de informação, 2,9%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação