Economia

Bolsa de valores de Atenas permanecerá fechada até 6 de julho

O governo grego solicitou aos credores uma extensão do programa de ajuda à Grécia que expira em 30 de junho

Agência France-Presse
postado em 29/06/2015 06:31
A Bolsa de Atenas, que não abriu nesta segunda-feira (29/6), permanecerá fechada até 6 de julho e reabrirá na terça-feira (7/7), assim como os bancos, anunciou a Comissão Grega do Mercado de Capitais. "O mercado permanecerá fechado durante todo o período de feriado bancário decidido pelo governo", informou a comissão após uma reunião do conselho de administração da Bolsa de Atenas.

O governo de Atenas adotou no domingo uma série de medidas de controle de capitais para proteger o sistema bancário nacional. As medidas foram uma consequência da decisão do Parlamento grego de convocar um referendo para o próximo domingo, 5 de julho, para que os gregos decidam se aceitam ou rejeitam a última proposta dos credores.



[SAIBAMAIS]Após o anúncio, o governo grego solicitou aos credores ; União Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI) ; uma extensão do programa de ajuda à Grécia que expira em 30 de junho. Mas o pedido foi rejeitado e levou o Banco Central Europeu (BCE) a não prorrogar a ajuda de emergência aos bancos gregos.

A Grécia, que tem as reservas praticamente esgotadas, deve pagar no dia 30 de junho 1,5 bilhão de dólares ao FMI. A possibilidade é grande do governo não efetuar o reembolso e o país entrar em default.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação