Economia

Partido espanhol denuncia "chantagem" de credores à Grécia

Convocação de referendo deu "voz à cidadania", segundo os espanhóis

Agência France-Presse
postado em 29/06/2015 18:13

Madri, Espanha - O partido de esquerda espanhol Podemos denunciou nesta segunda-feira a "chantagem dos credores" da Grécia e considerou que o governo grego de seu aliado Syriza atuou de forma "exemplar" ao convocar um referendo.

Para o Podemos, "os credores internacionais, liderados pelo FMI, não aceitaram que a Grécia pague suas dívidas mediante um aumento de impostos às grandes fortunas gregas, como propôs o governo do Syriza, que ganhou as eleições em janeiro.

"Com o ultimato e a chantagem dos credores, o governo grego reagiu de maneira exemplar: dando voz à cidadania para que decida de maneira democrática e soberana seu próprio futuro", acrescentou o Podemos.

Leia mais notícias em Economia

Para o terceiro partido da Espanha, "hoje na Europa há dois campos em disputa: a austeridade e a democracia, o governo do povo e o governo dos mercados e seus poderes não eleitos. Nós estamos com a democracia. Nós estamos com o povo grego", diz o comunicado.

Indagado sobre a decisão da Grécia, defendida pelo Podemos, o chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, respondeu: "Tem que se ouvir de tudo na vida".

Rajoy disse ainda que "a Espanha é um país sério e tem um governo sério", cuja política levou ao crescimento e ao emprego.

A Espanha, que também aplicou duras políticas de austeridade a suas contas públicas, voltou a crescer em 2014, embora ainda tenha uma alta taxa de desemprego, de 23,87%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação