Economia

Brasil pede que Estados Unidos eliminem barreiras não tarifárias

Governo brasileiro quer padronizar normas para ampliar acesso de mercadorias brasileiras no exterior

postado em 30/06/2015 17:43
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, pediu que o governo norte-americano elimine barreiras não tarifárias aos produtos brasileiros o mais rápido possível para facilitar o fechamento de um acordo comercial entre o Brasil e os Estados Unidos. Ele reuniu-se hoje (30/6) com a secretária de Comércio norte-americana, Penny Pritzker, em Washington.

Segundo o ministro, que acompanha a presidente Dilma Rousseff em visita oficial aos Estados Unidos, o governo brasileiro está empenhado em padronizar normas técnicas, regulamentações e padrões para ampliar o acesso das mercadorias brasileiras ao mercado americano. Para ele, os acordos assinados são um passo importante nesse sentido.

Leia mais notícias em Economia

;Estamos assinando acordos substantivos na área de facilitação de comércio e na harmonização de normas técnicas e convergência de padrões, e tudo isso para remover barreiras, por assim dizer, barreiras não tarifárias que impedem maior acesso de produtos brasileiros ao mercado americano;, disse Monteiro em gravação divulgada pelo ministério.

O ministro participou também da 3; Cúpula Empresarial Brasil;Estados Unidos, que reuniu 390 empresários dos dois países, em Washington. No evento, Monteiro pediu engajamento do setor privado para o sucesso da agenda comercial entre o Brasil e os Estados Unidos.

;O diálogo do setor privado é o que realmente move essa agenda do comércio e dos investimentos. Os governos podem estabelecer os marcos da agenda, estimular e fazer uma ação convergente, mas o que dá a dimensão da relação é exatamente o grau de maior integração entre os setores privados dos dois países;, disse o ministro na gravação.

Monteiro destacou que a parceria com os Estados Unidos na área de inovação será importante para modernizar e dar mais competitividade à indústria brasileira. Segundo ele, existe um grande potencial para que o Brasil e os Estados Unidos aprofundem a troca de informações nessa área e construam um instrumento para o desenvolvimento do setor industrial brasileiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação