Economia

Governo da Grécia confirma que apresentou nova proposta aos credores

A nova ação do governo grego pede um novo acordo que defina as questões de financiamento para que a dívida seja viável

Agência France-Presse
postado em 01/07/2015 08:55
Atenas, Grécia - O governo grego confirmou nesta quarta-feira (1;/7) que enviou na terça-feira aos credores "uma nova proposta com uma série de modificações" em relação a que foi apresentada por estes, acompanhada de uma carta do primeiro-ministro Alexis Tsipras à UE, BCE e FMI. "A nova proposta do governo grego pede um novo acordo que defina as questões de financiamento, com o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE), para que a dívida seja viável e favoreça uma perspectiva de crescimento", afirma em um comunicado uma fonte do governo.

[SAIBAMAIS]O objetivo, destaca, é chegar a um acordo reciprocamente benéfico". Na carta ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ao presidente do BCE, Mario Draghi, e à diretora gerente do FMI, Christine Lagarde, Tsipras detalha as propostas gregas, explicando que o IVA deve permanecer em 13% para os hotéis, e não 23%, como desejam os credores. Também afirma que seguirá em vigor a redução do IVA nas ilhas gregas, um dos pontos de divergência nas negociações entre Atenas e os credores.



Atenas propõe ainda a aplicação a partir de setembro da reforma do setor trabalhista, com o retorno das convenções coletivas, suprimidas como parte das medidas de austeridade dos últimos anos.

O primeiro-ministro se mostra, no entanto, aberto a algumas concessões, como a redução dos gastos militares em 400 milhões de euros, e não em 200 milhões, como desejava a princípio. Também está disposto a adotar uma reforma previdenciária a partir de outubro de 2015.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação