Economia

Premiê grego pede voto "não" no referendo para obter acordo melhor

Alexis Tsipras afirmou que deseja a todo custo manter o país na zona do euro e que o governo grego "permanece na mesa de negociação"

Agência France-Presse
postado em 01/07/2015 12:56
Atenas, Grécia - O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, pediu nesta quarta-feira (1;/7) aos compatriotas que votem "Não" no referendo de 5 de julho, para que o governo possa obter um "acordo melhor" com os credores, com os quais continuará negociando. O "Não" na consulta será um "passo decisivo para um acordo melhor", afirmou Tsipras. O primeiro-ministro afirmou que deseja a todo custo manter o país na zona do euro e que o governo grego "permanece na mesa de negociação, e continuará até o fim".

[SAIBAMAIS]Já o Conselho da Europa declarou que o referendo convocado pelo governo grego para o próximo domingo não corresponde a seus padrões fixados, segundo o porta-voz da organização pan-europeia. "É evidente que o prazo é muito curto a respeito de nossos padrões", afirmou Daniel H;ltgen, porta-voz do secretário-geral do Conselho da Europa, Thorbjoern Jagland.



Os padrões evocados correspondem às recomendações da Comissão de Veneza, órgão do conselho jurídico do Conselho da Europa, que são seguidas em termos constitucionais. "Há ao menos três critérios sobre os quais o Conselho da Europa tem dúvidas sobre a validade do referendo proposto. Os votantes deveriam ter as perguntas de um referendo ao menos duas semanas antes de sua realização, o que evidentemente não é o caso", explicou.

Devido a esse prazo muito curto, "não há possibilidade de se organizar uma observação internacional do processo", acrescentou. A Comissão de Veneza recomenda que se autorize a presença de observadores estrangeiros. "As perguntas de um referendo devem ser clras e inteligíveis", disse ainda, destacando o fato de que este não é o caso da pergunta do referendo de domingo, dia 5, na Grécia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação