Economia

FMI avaliará pedido grego para evitar moratória nas próximas semanas

Atenas se transformou no primeiro país desenvolvido a entrar em moratória com o FMI, após o calote de 1,5 bilhão de dólares que deviam ser pagos na terça-feira (30/6)

Agência France-Presse
postado em 01/07/2015 17:09
O FMI se pronunciará nas "próximas semanas" sobre o pedido da Grécia, apresentado nesta terça-feira (1/7) sem sucesso, para evitar a moratória, informou nesta quarta-feira à AFP uma fonte próxima ao caso.

Atenas se transformou no primeiro país desenvolvido a entrar em moratória com o FMI, após o calote de 1,5 bilhão de dólares que deviam ser pagos na terça-feira.

Leia mais notícias em Economia

No entanto, as autoridades gregas solicitaram a prorrogação do prazo de pagamento, invocando uma cláusula excepcional do FMI que não é usada desde 1982.

O conselho de administração do Fundo, que representa seus 188 Estados-membros, começou a estudar o pedido com urgência nesta quarta-feira, mas se reunirá novamente nas "próximas semanas" para aprová-lo ou rejeitá-lo formalmente, afirmou a fonte, sem dar mais detalhes.

Uma votação por maioria simples pode validar o pedido, que resultaria nesse caso em uma situação sem precedentes: a Grécia não estaria mais em moratória e poderia receber os recursos do FMI.

Entretanto, esta saída não é certa, já que o porta-voz do FMI Gerry Rice enfatizou que "essa regra política não é usada há muito tempo".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação